Páginas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

eu, tio

eu sei, estou devendo um post especial pro meu sobrinho, o nicholas. na verdade esse é um nome fictício porque ele está no mundo (e por enquanto dentro de um útero, o da minha irmã) há apenas 3 semanas e nem sabemos se é ele ou ela. e isso é um mero detalhe porque ele ou ela já é a criança mais amada do mundo.

já imagino os presentes que quero dar, como aquele livro sem palavras em capa dura, todo colorido com imagens que sobressaem as páginas feito origâmi, sabe? ou então aquele pingüim de pelúcia ou talvez o urso coala. pode ser também uma roupa ou fralda, mas isso quem tem que dar são os pais, os amigos, vizinhos e outros parentes.

eu não. eu sou tio e o tio, como me disseram esses dias, é aquele que educa sem ter obrigação de educar, brinca sem compromisso algum, deixa andar de pé no chão e compra sorvete escondido da mãe. o tio põe o sobrinho nas costas e sai galopando, joga pro alto e faz aviãozinho até a criança pedir pra parar e logo em seguida implorar "dinovo, dinovo, dinovo". 

daí, quando ele tiver um pouquinho mais velho, pode passar um sábado lá em casa e a gente assiste o rei leão 4 ou o procurando nemo 2. se puxar os pais, vai ser um maloqueirinho e vai querer andar de skate, patins e colocar tatuagens de chiclete na testa. se for menina, vai fazer a mesma coisa, mas também vai quebrar as bonecas, pintar os vestidos e escrever com giz de cera no chão, na parede e tudo que possa servir de papel.

aí na adolescência, vai pedir que eu convença o pai militar e a mãe pedagoga a deixar que coloque piercing na língua, ou saltar de bungee jump ou viajar com a 'galera' pra floripa, e vou dizer que 'essas coisas são perigosas e o certo é seguir a orientação dos pais', mas depois vou ligar pros pais e dizer que não é bem assim, que não há problema em ficar uns dias fora, que é bom praticar esporte e que o piercing cicatriza rápido. (se bem que se até lá eu tiver filhos, também não vou deixar e não vou seguir conselhos dos meus irmãos, ok?)

mas este post é de tio, não de pai, então vamos ficar com as coisas boas e aproveitar a falta de responsabilidade garantida por lei aos tios, cuja única obrigação é satisfazer as vontades dos sobrinhos. ah, é bom esclarecer que meu irmão, o outro tio, só vai querer é ensinar futebol e minha irmã, a outra tia, vai ensinar conceitos de psicologia. agora os avós... (bom, acho melhor deixar os avós pra um próximo post).



.

.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

renovando a CNH ou deus mudou a minha vida ou please don´t make this harder

.
daí que pra renovar a carteira nacional de habilitação (cnh) a gente tem duas opções:


1) estudar sozinho e fazer a prova no detran por R$ 28,00, tendo que acertar 21 questões de um total de 30, caso contrário, você é reprovado.


2) fazer um curso de 3 dias (15 horas) por R$ 60,00 e fazer uma prova com 30 questões sem precisar acertar nada, que mesmo assim você é aprovado.

não pergunte o porquê, mas escolhi a segunda opção.

então vou para o primeira a aula como um boi vai ao matadouro. tá, menos, mas só não chorei por vergonha e fui equipado com o mp3, caso a aula fosse chata. lá, os mais variados tipos de alunos. 'quase todos pretos, ou quase brancos, quase pretos de tão pobres'. esse era o trecho da música do caetano que ouvia (sim, a aula já estava chata nos primeiros 5 minutos).

mas como estava dizendo os alunos também eram chatos. chatos e pais. todos eram pais e avós e em todo momento que tinham, falavam dos filhos: "ô professora, meu filho passou à 41km por hora numa rua em que era permitido 40km. ele levou multa?" ou " ô professora, acabou a gasolina do carro da minha neta e ela parou na faixa da esquerda. isso é infração? quantos pontos na carteira?".

neste momento eu já tinha ouvido radiohead, strokes, vanguart, elis regina live in london, fundo de quintal e aquele povo ainda falando da distância que o triângulo precisa estar de um carro numa via de 120km por hora em caso de acidente. olha só, que fique claro a importância de saber essas coisas, ok? mas o que eu estava fazendo ali? why the hell eu não escolhi comprar a apostila e fazer a prova SEM fazer o curso?

bom, pra resumir essa história, revelo o que aconteceu no último dia de aula. uma senhora de uns 67 anos, talvez 68, não mais que 72, disse que queria falar comigo. pois não senhora. "garoto, você é grande, viu?" como ela sentava atrás de mim, pensei que estava querendo dizer que a atrapalhei de ver a lousa, mas não. "você é uma pessoa de alma grande e protegida. vejo paredes de ouro em volta de ti". e mais: "eu reparei o quanto nossos colegas de classe gostam de contar suas experiências pessoais e reparei que você colocava o fone de ouvido sempre que alguém, que não a professora, começava a falar. percebi que você rabiscou toda a apostila. e posso apostar que você vai melhor na prova que qualquer outro aqui."

eu só ouvi. saímos juntos da escola, que fica a três quadras de minha casa, e conversamos por uns 20 minutos. enquanto isso ela só rasgou elogios e disse que eu parecia socorrista de carro de resgate. ah, achei bonito, mas não entendi nada. ela disse que deus tinha mudado sua vida e que só agora, velha, ela estava dando valor à ela. queria renovar a carta, comprar um carro, passear, viajar. incentivei, mas disse que estava ficando tarde (já eram 23h55) e que era preciso irmos embora. então meu pai aparece de carro preocupado com a demora, eu ofereço carona, ela nega.

olha para meu pai e diz que ele é a árvore.

"a árvore é seu pai e você é um dos frutos. boa noite". e seguiu com seu guarda-chuva.

entrei no carro com a certeza de que aquela cena valeu todo o curso.
.

apostila, caetano, chico, vanguart
.
apostila, strokes, mgmt, vanguart, morrissey
.

e, apesar de tudo, meu conceito final EXCELENTE. a profetiza acertou e mandei bem, sorry

.

.

.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

homo erectus

este é o vídeo que mais tem sido visto nos blogs de literatura e cultura em geral por aí. o texto é do marcelino freire, a locução do paulo césar pereio e a animação de rodrigo burdman. muito, muito massa. mas chega de bla bla bla, clica logo aí e ouça/veja este conto.
.

.
.
.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

.

my pale green (fake) eyes
.
mal com l e mau com u, então não me enche o saco senão eu mando você plantar batata.
.
férias acabando, febre, tosse, gripe e mimimi tudo junto. aproveitei tão bem minhas férias e agora nos últimos dias mal tenho ânimo pra sair da cama. e, apesar das várias viagens, lugares e pessoas sensacionais que conheci, ainda fica aquela insatisfação sem tamanho que tenho de sempre querer mais e mais e mais. mas tudo bem, o importante é que emoções eu...
.
estão me cobrando as fotos de belém. ok, vou postar, mas não hoje. essa tal preguiça me impede de manipular fotos e publicá-las aqui. também estou devendo mais posts sobre as viagens e quero falar do vanguart, banda que vi (de novo) sábado. showzão.
.
por enquanto, deixo um 'poemeto' feito em minha homenagem pela poeta, aspirante à psicóloga, analista de sistemas e escritora, lubiana prates, que também me presenteou com uma linda camiseta dos strokes.
.
*comendo lucas guedes
.
Para Lucas
.
essa beleza
de mundo
que nos mostra
insistindo
não é resultado
da transformação
from outside to inside
in-corporação avessado que lhe é externo
é de e por dentro
apenas
desse teu peito enorme sufocado
para as tantas lentes
óculos câmeras
e contatos.
.
*com todo respeito, hahahaha. lembra do seu post 'comendo caetano'? esse título não saiu da cabeça. e esse poema foi feito quando você estava todo empolgado com o documentário. :) um dia, eu posto. Espero que goste. Beijo.
.
claro que gostei!
.
.
.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

rosto de mae west, salvador dali
.
ok, 4 da madrugada e não consigo dormir. por duas vezes tentei publicar um texto aqui e deu pau. como estou numa fase meio assim sei lá, creio que isso foi um sinal para não postar, certo? sendo assim, deixo pra lá o que ia dizer e publico um poema de um livro chamado 'guardar', do antonio cícero. ganhei o livro hoje e já o devorei. pretendo reler assim que acordar, mas antes preciso publicar pra não desperdiçar o momento.
.
onze e meia
.
quando a noite vem
um verão assim
abrem-se as cortinas varandas
janelas prazeres jardins
.
onze e meia alguém
concentrado em mim
no espelho castanho dos olhos
vê finalidades sem fim
.
não lhe mostro todos os bichos que tenho de uma vez
armo o circo com não mais que uns cinco ou seis
leão camelo garoto acrobata
e não há luar
e os deuses gostam de se disfarçar
.
.
.
forte, não? intenso demais este poema. pqp. tão intenso que acho que foi ele que tirou meu sono.
.
.
.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

notícias de belém [5] fórum social mundial

.
eis que chega ao fim a viagem ao fórum social mundial 09. os últimos 15 dias foram corridos e estressantes, ainda mais tendo vindo praticamente direto de um trabalho na argentina, mas fiquei satisfeito. ainda não acredito que outro mundo é possível (pelo menos não com as propostas levantadas no fórum), mas apesar de tantos problemas que vi por estar tão perto da (des)organização do evento, o saldo foi positivo, principalmente individualmente. pretendo escrever ainda mais quando voltar pra são paulo, mas aproveito que estou aqui na maior república do pará - a casa do estudante universítário do pará (ceup) - pra falar algumas coisas bacanas.
.
visitei alguns pontos turísticos da cidade, como a casa das onze janelas, o forte do presépio, teatro da paz, estação das docas, igreja da sé (de onde sai o círio de nazaré), entre outros, e achei muito bacana. pretendo voltar aqui pra conhecer mais coisas.
.
sábado aconteceu a manifestação mais organizada do fórum e com maior número de pessoas, a marcha da maconha. poucos dias antes do fórum, conheci o organizador da marcha no brasil e conversamos durante quase todos os dias sobre o assunto. fiz alguns vídeos e coloquei o mais 'light' no youtube.
.
amei a música do pará. não o tecnobrega, que achei super pé no saco, mas o carimbó! e o que foi aquele arrastão do arraial do pavulagem? melhor festa de todas e olha só, disseram que eu nem parecia paulista pois acertava todos os passos da dança. recomendo!
.
outro ponto alto foi o culto no acampamento. ok, rolou uma forçação de barra quando soltaram aquela música falando que o diabo é o pai da maconha, mas de resto foi massa.
.
o povo foi embora e deixou toneladas de lixo no acampamento. maaaas... ainda existem pessoas conscientes neste mundo e me juntei a eles num mutirão de limpeza. passamos o primeiro dia pós-fórum jogando fora latas e garrafas de bebidas, camisinhas usadas, alimento estragado, entre outras coisas. detalhe que o local onde ficaram os dce´s foi o mais imundo ever. e parabéns pro povo da aldeia da paz que reciclou todo o lixo e reflorestou o local onde acamparam. clap, clap, clap.
.
próximo post escrevo em são paulo.
.eu e minha barriga dando uma colaboração ínfima na limpeza de um pedacinho da amazônia (eu queria matar quem tirou essa foto, mas ok, já que tiraram, publico)
.
um pouco do lixo que os porcos deixaram
.
bye-bye
belém
pará
amazônia
BRASIL
.
.
.