Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2007

darwin no masp

objetos do escritório de charles darwin



há uma grandeza nessa visão da vida


depois de visitar a exposição "darwin - descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo", no masp, uma coisa não saiu de minha cabeça: darwin acreditava em deus. isso mesmo! o cara que desenvolveu a principal teoria que vai de encontro ao criacionismo acreditava num deus. o bom destas exposições é que passamos a tomar contato com situações e curiosidades que os livros didáticos e as enciclopédias não mostram. objetos pessoais, roupas, cadernos, rascunhos, cartas... eu gosto disso.

eu não sabia, por exemplo, que ele tinha passado pelo brasil em plena época da escravidão, fazendo críticas a este sistema e que caçou emas no rio grande do sul. eu não sabia que, quando foi chamado para fazer uma expedição ao redor do mundo com outros naturalistas, pediu permissão ao pai, que primeiramente não autorizou, mas depois, com uma lista das objeções e respostas à todas elas, deixou o filho viajar. não sabia também que, antes de se casar, fez uma lista da mulher ideal e que até sua morte, sentiu-se culpado pela morte de uma das filhas.

a exposição traz também animais, esqueletos de dinossauros, plantas e um monte de informações sobre suas teorias, seus livros e a famosa lei da seleção natural. mas nada disso me chamou mais à atenção, que as informações que vi nas entrelinhas da mostra, em que pude ler:


"minhas dúvidas e questionamentos sobre a existência de um ‘designer’ criador do homem e da natureza não significam que eu não acredite que há alguém por trás de tudo isso"


.