Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2007

o comentário e a catarse

"adorei (mais ou menos) o que vc falou do darwin no seu blog. meio chapa branca.

nao acredito em arca de noé, uma coisa é "história" outra é crença. Gosto dos místicos. Acredito na bíblia enquanto cifra. teologia deveria ser decifraçao. adoro os livros ateus do saramago por que eles me fizeram mais cristão. acho "religiao" uma ideia bonita e mal engendrada na prática por homens tortos. como são todos mal modelados, acho impossivel uma religião que abarque o compromisso de religar o homem a Deus. Acho que cada experiencia espiritual uma esperiência individual, sempre dolorosa (...) em busca de uma verdade impossível. Vai sempre ser busca, queda, elevação. Sou pela catarse, sou pela momento epifânico, sou pela graça também com alegria. O corpo é provisório elemento, mas sem a limitação que é a a carne como transcender o corpo? Deus para mim não é uma experiência intelectual. Acho a bíblia a coisa mais linda do mundo. Amo todas as passagens narrativas (e cantares poéticos), o livro de Jó é impensável materia-drama inconsútil. viver exige demais do vivente. eu fiz uma tese longa só para pensar na alma, em Deus, nas palavras, nos homem. acabei quedando na idéia de que a vida em si "é só o demoramento". (...) Deus sempre me livra da tristeza extrema. A sua mão moldou o homem, sete dias, adao (Adamah), Caim, Abel, tudo lindo, cifras. sete dias e nomear o mundo. acho um disperdício os que leem ao pé da letra. e no princípio, lá estão as águas, a luz que se faz numa grande explosão. tudo se complementa. e os pobrezinhos querem os personagens. Darwin é um profeta. Marx também. Antes Aristóteles, Shakespeare depois, Freud outro. Podemos continuar a listar. Todos que tentam explicar o que é o homem e a vida, mesmo ao negar Deus, já estão confirmando o maravilhoso.

mas me cansa tanto domar dogmas, excogitar enigmas, engolir esquemas.


meditemos."

.
[comentário do meu amigo e leitor deste blogue, eduardo, sobre a postagem abaixo. publiquei sem pedir. no fundo, no fundo ele diz algumas coisas que eu gostaria de dizer. como complemtento, ele publicou no blogue dele um fragmento da tese longa que escreveu. para ver, clique aqui]
.
.