Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Intersemiótica


já conhece o Intersemiótica? então vá lá agora, leia meu texto que foi publicado hoje e aproveite pra conhecer mais sobre o assunto. O site é editado pelo Ernesto Diniz e pela Carol Custódio, da UFBA. Ambos são pesquisadores no programa de Literatura e Cultura da UFBA (ele no doutorado e ela no mestrado). Ele estuda as recriações dos textos de Shakespeare nas redes sociais e ela estuda as traduções dos textos shakespearianos para a TV. Bela dupla, não?

"A apropriação dos meios digitais pela literatura e tantas outras artes é um fenômeno que tem levantado discussões acaloradas não apenas no meio editorial, mas também no acadêmico. De um lado, os modernos (ou apocalípticos), que profetizam o fim do livro impresso em detrimento dos iPads, Kindles e e-readers em geral. Do outro lado existem os tradicionais (ou românticos), que gostam de manusear as páginas do livro, de andar com ele embaixo do braço e valorizam até o prazer de sentir cheiro do papel – o cheiro velho dos sebos e o novo das livrarias."

.
.
.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

planeta terra, balada literária, entre outras coisas

não, eu não sumi. só estava um tanto ocupado com algumas coisas como, por exemplo, a Balada Literária, que acabou de acabar (mentira, ainda tem a ressaca literária essa semana...).

aí também teve o show do projeto NEGO lá no teatro alfa, com a gal costa, dominguinhos, simoninha, zélia duncan, ná ozetti, moreno veloso...

isso sem contar o maravilhoso, incrível e sensacional MASSIVE ATTACK, no hsbc brasil.

ah, claro, também fui ver os dinamarqueses dos RAVEONETTES. que show, minha gente?

mas antes teve a abertura da exposição mulheres centrais, que tem a Ana Rüsche como convidada. (ela que também lançou seu ÓTIMO novo livro - Nós que Adoramos um Documentário - na Balada Literária)

ops, eu ia esquecendo do festival planeta terra... lá eu vi thiago phetit, tulipa ruiz, tiê, tatá aeroplano, dudu tsuda (NOVOS PAULISTAS), o OF MONTREAL, o MIKA, o PHOENIX, sim, o PHOENIX, o EMPIRE OF THE SUN, um pouquinho de HOLGER, HOT CHIP (só vi um pedaço por conta da maldita distribuição dos palcos...), um tiquinho do MOMBOJÓ e também do SMASHING PUMPKINS.

[clique AQUI para saber como foi meu planeta terra 2009]

[clique AQUI para saber como foi meu planeta terra 2008]

acho que é isso.

agora é hora de parar pra escrever sobre tudo.

por enquanto, fiquem com este video do mosh do Thomas (phoenix), que logo mais eu volto.
.



(eu apareço no final, mas finjam que não perceberam minha cara de bobo, obrigado).

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ney Matogrosso, Beijo Bandido



Ney Matogrosso é conhecido por sua extravagância e coragem. Juntam-se aí um pouco de transgressão e rebeldia, misturadas com poesia e um toque de erotismo. Acrescenta-se drama e forte presença de palco. Na verdade esse era o Ney do meu imaginário.

Bem menos exuberante do que os outros shows, Beijo Bandido (assistido no dia 7 de novembro, no Sesc Pinheiros) mais parece uma história de amor contida, contada e cantada em capítulos. Capítulos tristes, diga-se de passagem, a começar pela primeira canção...

Hoje, alguém pôs a rodar
Um disco de Gardel
No apartamento junto ao meu
Que tristeza me deu

(...)

Parece me dizer
Que a noite envelheceu
Que é hora de lembrar
E de chorar
[em Tango para Teresa]

No decorrer do show, Ney, que veste um terno cinza (talvez) e uma camisa branca aberta no peito parece interpretar uma vida inteira de sofrimento de alguém que foi ou está sendo desprezado por alguém que ama....

Vivo só sem você
Que não posso esquecer
Um momento sequer
Vivo pobre de amor
À espera de alguém
E esse alguém não me quer
[em: de cigarro em cigarro]

mas que, ainda assim, esse alguém (o que despreza) é amado.

O teu corpo é luz, sedução,
Poema divino cheio de esplendor.
Teu sorriso prende, inebria e entontece.
És fascinação, amor.
[em: Fascinação]


Mesmo sem ter tal amor, submete-se a qualquer coisa para voltar...

Se o problema é pedir, implorar
Vem aqui, fica aqui
Pisa aqui neste meu coração
Que é só teu, todinho teu, o escurraça
E faz dele de gato e sapato
E o inferniza e o ameaça
[em: Doce de Coco]

Mas, quando o show está perto do fim, percebemos que o ser desprezado parece estar ciente de sua situação e, mesmo se dirigindo a um outro ser, os versos abaixo caem como um recado a sim mesmo:

Saia desta vida de migalhas
Desses homens que te tratam
Como um vento que passou
[em: Mulher sem Razão]

Bom, claro que isso é apenas uma análise bem rasa do que é este disco fenomenal do Ney. Foi o primeiro show dele que vi e saí com a sensação de tempo perdido. Mesmo tendo ouvido dezenas de outros de seus discos, sobretudo dos Secos e Molhados, só ali naquele palco, ao vivo, é que pude perceber o quanto Ney é essencial pra nossa música.

Enfim, abaixo um trecho deste show, que com certeza entra pra lista dos melhores e intocáveis. Olha, acho que dificilmente verei coisa igual, portanto deixo este show do Ney ao lado do de Caetano Veloso, acima de todos os outros e, portanto, sem comparação....
.
.
.


.
.
.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Rock in Rio está de volta!



Os preparativos para a realização do maior festival de música do mundo, o Rock in Rio, estão cada vez mais acelerados. De volta ao Brasil, depois de dez anos, os shows estão marcados para o ano de 2011, nos meses de setembro (dias 23, 24, 25 e 30) e outubro (1 e 2) no Rio de Janeiro.



Roberta Medina, principal articuladora do festival e filha do fundador Roberto Medina, informou na última quarta (04 de novembro), em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, que algumas atrações nacionais (como Pitty, Capital Inicial, Jota Quest e Marcelo D2, que já figuram no video de divulgação) deverão tocar no festival, mas preferiu não dar qualquer certeza. Entretanto ela garantiu: “O Rock in Rio acontecerá no Brasil também em 2013 e 2015”.


Leia AQUI o restante dessa matéria que escrevi para o Mondo Bacana!


e AQUI no Portal Rockpress!



quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mexe - A Festa - Terceira Edição

.

Amanhã acontece a terceira edição da Mexe - A Festa. Pra quem ainda não conhece, a Mexe é uma festa que reúne duas atrações, a banda Shut Up and Dance e a queridíssima musa do brega... ELA.

A festa rola na Livraria da Esquina (Rua do Bosque, 1254 - Barra Funda), a partir das 22h30.

Os ingressos para a festa custam R$ 15. Quem quiser um desconto e pagar apenas R$ 10 pelo ingresso, basta enviar o nome para mexeafesta@gmail.com.

Mais informações sobre a festa acesse o blog http://mexeafesta.wordpress.com.