Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

eu (também) rio


copacabana
.
.
pra não dizer que não falei do rio, aproveito que recebi as fotos e escrevo algumas linhas sobre esta cidade que visitei mês passado. diferentemente das outras oportunidades em que estive lá, esta foi uma não-viagem, um ode ao rio do morro, sem leblon, sem barra, sem rocinha, sem cristo, mas rio. rio de comida boa, barata e bem servida nos botecos em que funcionários públicos reuniam-se para falar mal do sistema. rio de balada funk a R$2 e monobloco a R$60 no circo voador. rio de lapa, de beco do rato com pessoas queridas e aquele samba no pé, aquele que eu sei e gosto, dos bambas em volta da mesa de plástico.

rio de crenças, velas e prazer. rio de verão em pleno mês de julho, como uma concessão especial a uns paulistas branquelos na praia de copacabana. rio de cinema cult, sebo, garoa e pizza. rio-são-paulo num quarto de hotel com vista para prédios, não praias. rio do hotel com café da manhã tímido cujas frutas não iam para a mesa, mas para os bolsos prevendo matar aquela fome da tarde sem gastar nem mais um tostão. "paulistas pão-duro-trombadinhas-ladrões de geleia e maçã".

rio de livros na casa onde morou machado de assis e anchovas no bairro das laranjeiras que valeram a não-visita ao corcovado. rio de avião, táxi, ônibus e metrô. rio da música de caetano e michael jackson. e pra não alongar mais este post, só digo que foi uma viagem perfeita, que de tão perfeita teve até briga, xingamento no meio da rua e alguma lágrima. mas não tem nada não porque isso é o que acontece àqueles que se entregam demais.

e se às vezes eu choro, eu (também) rio.

e o rio ri pra mim.
...
...
de vermelho na praia vermelha
.
cosme velho
.
cool e popular... é a lapa...
.

dentro de mais um minuto, estaremos no galeão...
.
.
.

5 comentários:

drido disse...

nunca sei direito quando é a praia ou a praia do leme. a vista é a quase a mesma.

Anônimo disse...

sao paulo tambem 'rio'

.leticia santinon disse...

sem comentários

Cleyton Cabral disse...

Rio pra não chorar, né?

Eduardo Araújo disse...

muito bom, tudo.