Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2008

duas garotas divididas em dois

gabrielle é a garota da previsão do tempo. loira, simpática, inteligente e carismática, faz com que os 60 segundos que aparece diariamente na TV se tornem suficientes para que tenha vários admiradores. renata é secretária e não tem lá muitos admiradores, apesar de ser loira e... simpática. em comum, além de não gostarem de literatura, cada uma tem dois namorados e sentem-se divididas entre eles.

gabrielle namora charles sant-denis, um escritor tiozão casado, e paul gaudens, um jovem burguezinho. renata namora andré, um surfista malhadão comprometido, e márcio, bem mais velho, responsável e que odeia baladas. o problema é que gabrielle é apenas uma personagem do filme francês 'uma garota dividida em dois', de claude chabrol e renata, não.

no filme gabrielle pode tudo. ela ama o tiozão casado, realiza suas fantasias, atende aos seus pedidos mais estranhos, como transar na frente dos amigos dele, entre outras coisas. mas é amada pelo boyzinho que, mais tarde, casa com ela. na vida real, renata não ama márcio, mas fica com ele porque 'ele dá segurança'. segurança, pra ela, é ter apartamento, emprego, carro e... amor. mesmo assim, ela é apaixonada pelo surfista que não quer saber de nada e, por isso, fica dividida.

voltando à ficção, este filme do chabrol faz uma crítica à sociedade francesa em vários aspectos, não só no que diz respeito ao comportamento, mas também à política, economia, artes e educação. com humor sarcástico e ótimos atores, as tramas são bem amarradas, apesar de 'esquentar' só depois da metade.

há um quê de comédia e drama, mas nada de romance. tá, até que tem, mas é bem pouco.

o final não é assim tão original, mas também não muito óbvio. bom, pra encurtar a história e ao mesmo tempo sem estragar a surpresa, já vou dizendo que na ficção as coisas não acabam bem. o final da gabrielle já foi escrito, mas com a renata, na vida real, a situação ainda pode mudar. agora, pergunta pra ela se ela quer...


obs.: renata é minha amiga e, obviamente, este não é seu nome verdadeiro...




.

.

Nenhum comentário: