Páginas

domingo, 6 de janeiro de 2008

nova literatura [?]


ganhei este livro ontem e já estou terminando.

é estranho ler um livro depois de ter visto o filme no qual foi inspirado. neste caso, falo de cão sem dono, do beto brant.

sim, porque quando leio um livro - e acho que com todas as pessoas é assim, fico ilustrando as cenas em minha cabeça. agora aqui é ao contrário, porque eu já vi as cenas, então é meio que um processo de 'desver' e rever, entende? reconstruir mesmo.

sobre o filme, eu já falei um pouquinho aqui, veja lá.

bom, mas o quero dizer é que gosto deste tipo de literatura. é veloz, simples e direta. não que eu não goste de coisas mais clássicas e tal, mas acho bom este grupo de jovens-escritores-brasileiros-vivos-contemporâneos.

mas tem algo que me chama atenção e, na verdade, não sei bem o que é. assim como o cinema tem seguido uma tendência de querer ser natural não sendo (por exemplo, usando não-atores que ficam meses se preparando), a literatura também tem uma linha que une estes novos autores.

para ser mais claro, preste atenção nos livros de marcelino freire, clara averbuck, cecília gianetti, marçal aquino ou o próprio daniel galera. ok, uns não tão novos assim, mas você consegue perceber uma certa semelhança?

sim ou não?

bom, um de meus projetos pra este ano é estudar algo neste sentido. vamos ver no que vai dar.
.
.
.

7 comentários:

CHIC-HANDSOME disse...

have great week

disse...

Sim, há semelhança.

Me empresta o livro? hehe

.lucas guedes disse...

empresto, lógico...

Juliana Cruz disse...

queria ler esse livro...alias...quero.

Lucas Berns disse...

Li um livro exatamente assim na semana do Natal: Desamores, de Eduardo Baszczyn (também da "Nova Literatura"... Conhece?). Tem esse mesmo estilo destacado por você. Ritmo de filme...

(Fica a dica)
Um abraço,
Lucas

Marilia Ferreira disse...

gosto deste tipo de leitura tb! mas odeio ler um livro rápido...
dá uma sensação estranha...parece que ele não foi importante, não fez parte de vc!

prefiro ler o livro e depois ver o filme!
passarei pelo mesmo que ti..ganhei hoje Meu Nome não é Johnny

beijos

.lucas guedes disse...

lucas, obrigado pela indicação. nunca li nada do eduardo, mas o blogue dele é bacana. valeu mesmo. e vc, não escreve não? abraço.