Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

sobre os últimos filmes nacionais

daí que nos últimos dias pude ver muitos filmes que queria assistir no cinema, mas destaco estes nacionais. uma estreia (hotel atlântico) e três pre-estreias (o amor segundo b. schiamberg, natimorto e ouro negro) que entram em circuito por estes dias. abaixo, trailler e comentários preguiçosos e vagabundos. vale a pena assistir a todos, eu acho.

hotel atlântico (suzana amaral)
lembram de cão sem dono? então. lá o julio andrade era um tradutor desempregado, sem perspectiva, solitário e tal. aqui ele é um ator desempregado, sem perspectiva, solitário e tal, que decide viajar sem destino. e nessa pseudo road trip vai encontrando as personagens que dão o tom pro filme, como gero camilo, joão miguel, mariana ximenes e lorena lobato, entre outros.

.

o amor segundo b. schiamberg (beto brant)
o filme mostra a convivência entre uma videoartista (mariana previato) e um ator (gustavo machado) num apê em são paulo. eu gosto dos diálogos sobre as coisas mais banais do mundo, das cenas de silêncio, das imagens na cama, das simulações de um bocejo e das teorias sobre o amor do tal b. schiamberg, que na verdade é um personagem do livro (que estou lendo e completamente apaixonado por) eu receberia as piores noticias dos seus lindos lábios, de marçal aquino.

.
natimorto (paulo machline)
ótimo, de verdade. baseado no livro de mesmo nome (cujo autor é também o protagonista do filme, lourenço mutarelli), mostra alguns dias na vida de um homem que propõe à uma amiga cantora morar com ele num hotel durante seis anos. ele fuma um maço de cigarro por dia associa as imagens de combate ao fumo (aquelas horríveis atrás do maço) às imagens de tarot, prevendo assim seu futuro.

.
ouro negro (isa albuquerque)
inspirado em fatos reais, conta a 'saga' dos descobridores do petróleo no brasil. quer ser um filme sério no começo, mas acaba virando novela. todo mundo se ferra o filme todo e no fim, os personagens principais conseguem tudo que querem. vale a pena pra conhecer um pouco da história do petroleo, mas como disse a diretora minutos antes da sessão começar "o fato do filme ser lançado em época de pré-sal é mera coincidência..." surpreendente atuação de thiago fragoso e luiza curvo.

.

5 comentários:

Unknown disse...

Por enquanto, só vi Hotel Atlântico e não gostei muito do que vi... hehe
To curiosa pra ver o do Beto Brant e tb queria ler o livro, me empresta qdo terminar? rsrs

Bjs!

.leticia santinon disse...

Oi, ainda não assisti nenhum. beijo

Ana disse...

O livro e ótimo mesmo. Fiquei dias com ele na cabeça depois de ler... Mas em BH estes filmes, quando vêm, demoooooram...

Conrado Falbo disse...

hotel atlântico eu li o livro e não gostei nada... não passa nem perto dos melhores textos de noll...

Cleyton Cabral disse...

Deu vontade de assistí-los... abs.