Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

paris, te amo

[e neste blog-quase-fotolog-quase-videolog, um texto antigo, escrito num caderno que achei fuçando numas coisas velhas. foi escrito dentro do trem eurostar, debaixo do canal da mancha entre frança e inglaterra, no dia 17 de fevereiro de 2008...]



ninguém iria me acompanhar naquele passeio. "muito chato seu roteiro, lucas", disseram aqueles amigos que eu acabara de conhecer uma noite antes, na estação de trem que nos levaria de londres à paris. "nós queremos andar de taxi, fazer compras, subir na torre eiffel, na igreja de notre dame, conhecer os cabarés parisienses". eu diria ok, me despediria e sairia cedo do hotel após um belo banho de banheira e andaria sem pressa por umas ruas equisitas e estreitas, muito parecidas com aquelas que tinha visto numa mostra de cinema nouvele vague.
*
eu aproveitaria a greve do metrô para ir de um canto a outro da cidade sem pagar nada por isso, contemplaria uma garota jovem tocar violino numa praça próxima à champs elisée e pediria aos transeuntes que tirassem fotos minhas com estátuas. eu comeria crepe sentado no chão, observando as pessoas francesas pois não era um fim de semana, então seria fácil ver franceses de verdade pelas ruas, não apenas turistas encantados com la tour eiffel. eu passaria algumas horas no louvre e outras cemitério de montparnasse, onde moram gainsbourg, cortázar, sartre e simone, baudelaire. eu nunca li baudelaire.
*
na saída do cemitério, eu seria cantado pelo jovem porteiro que pediria meu telefone e eu diria que não tinha. mais tarde, eu sairia para jantar sozinho e encontraria, por coincidência duas brasileiras num café em frente ao cabaré que meus amigos estavam. eu os veria sairem de lá, mas eles não me veriam, pois eu não queria muito papo com eles. eu passaria num mercado e compraria vinho e duas baguetes.
*
eu andaria pelo centro parisiense às 3h da manhã e iria até o trocadero. perceberia que de lá é que são feitas as melhores fotos da torre eiffel e conheceria um ator colombiano que pediria para eu fotografá-lo. ficaríamos colegas e iríamos juntos até o bairro montmartre, frequentado por lautrec, monet, renoir e prostitutas de todos os preços. tiraríamos fotos em frente ao moulain rouge e, depois de visitar sex-shops de quatro andares, conheceríamos pessoas interessantes que dividiriam uma das baguetes sentadas nas escadas no metrô, antes de cada um seguir seu rumo.
*
novamente sozinho, eu tiraria fotos de ruas e de teatros e de cinemas e de casas de espetáculos onde edit piaf cantava. eu tomaria um café no café em que edit piaf tomava café e compraria uma heineken no bar em que gainsbourg encontrava brigitte bardot e depois jane birkin. eu passaria pela estação gare du nord, onde buñuel gravou cenas desse obscuro objeto de desejo. eu presenciaria uma briga no metrô em belleville e tiraria fotos de um velho casal que sairia feliz não-sei-porque por de trás do prédio da comédie française. eu sentaria da escadaria da ópera francesa e me lembraria de um fantasma, aquele famoso.
*
eu chegaria no hotel à pé, encontraria meus amigos acordados e entediados em seus quartos acessando o orkut. eu dividiria com eles meu pão e meu vinho e eles me contariam que o dia deles foi uma bosta, que não há nada demais lá em cima da torre eiffel além de vento, que no cabaré não havia mulheres nuas dançando kan-kan, que notre dame não tem graça, que o moulain rouge, pra eles, era apenas um musical da broadway e que eles nem sabiam da greve do metrô.
.
.
.

champs-elysées
montparnasse (sartre e simone)
onde edit piaf tomava café
moulain rouge com desconhecidos
gainsbourg
baguete.

6 comentários:

.leticia santinon disse...

Non... je ne regrette rien
Ni le bien qu'on ma fait,
Ni le mal - tout ça m'est bien égal!

Ana disse...

Viajar é bom demais!!

Vanessa Porcino disse...

que deliciaaaaaaaaaa... queria estar na sua mala... ou mochila...

Paulo Augusto disse...

muito bom o texto! me diverti lendo e pensando que eu também adoro planejar as coisas com detalhes utópicos. e que bom que você fez quase tudo que queria...

Ana... disse...

hahhaha eu gostei muito, muito, muito da última foto...ficou tãooooooooooo bacanuda...hahahahha

Eduardo Machado Santinon disse...

''Será que algum rapaz de 20 anos vai telefonar...na hora exata que ela estiver com vontade de se suicidar ???
A Brigitte Bardot está ficando triste e sozinha...
Velha, triste e sozinha...''

Cê ligou pra ela Lucão ?