Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2009

duas mulheres velhas e um desejo


carole bouquet e angela molina, em 1977

carole em 2009

angela em 2009

as duas aparecem interpretando o mesmo papel no filme 'este obscuro objeto do desejo', de luis buñuel (1977). elas são a conchita, uma jovem apaixonada por um homem mais velho e rico. o filme é ótimo, isto é indiscutível. há muitas artimanhas ali, muita ironia, um jogo que começa e termina com um balde de água fria.

mas o que mais me fez pensar (e a outros que tenham visto o filme, imagino) é justamente o lance de serem duas atrizes se intercalando no papel da mesma personagem, propondo talvez a dubialidade das relações humanas perante seus próprios sentimentos e desejos.

enquanto uma conchita é mais expansiva, a outra é de poucas palavras, uma dança nua, a outra usa cinto de castidade e, neste ritmo, a cada mudança de cena uma nova conchita nos é apresentada. no fim, são apenas a mesma mulher que deseja e é desejada, que está perto e longe do seu amor, que dorme junto e não faz sexo, que mente, trai e ama com a simplicidade de quem acena um oi.

ou um tchau.

.
.
.

10 comentários:

Katia em anexo disse...

Me interessei vou buscar... .bjs

Rodrigo Artur Nascimento disse...

Olha que engraçado, ontem assisti ao Los Olvidados.

Anônimo disse...

Eu sabia que conhecia essa Carole de algum lugar, ela participa dos ultimos episódios de Sex and The City sendo a ex-mulher do personagem do Mikayl Barishikov que é o namorado da Carrie hehehe
Me interessei por esse filme ai ..

Robson Schneider disse...

Quero ver esse !!!! um que adorei foi "Efectos secundarios" da Issa López... super indico!
Lucas fiquei perdido com a quantidade de blogs que vc participa hahahaha entrei num monte e não tinha nada postado ainda. Vou me manter aqui tá hahaha
Grande abraço

.leticia santinon disse...

Eu gosto dos filmes dele, a valer. Falta assistir a esse.

Marcela Prado disse...

nossa. a angela andou em estrada de terra nesses anos hein?

Eduardo Araújo disse...

lindas, maravilhosas, incríveis. la no filme do bunuel e depois no filme do almodovar.

Unknown disse...

oi lucas
chegay
fui
tô te seguindo
quando será dia 31?
rs..

sueli aduan disse...

Lucas, o filme é belíssimo,faz mais de 20 anos que assiti e, algumas cenas estão muito vivas na minha memória, além do fato de sairmos do cinema (eu e amigos), sem conseguir falar nada, nada, nada, só depois num bar que discutimos sobre..
abs

Tatiana Lazzarotto disse...

q vontade de assistir!

bjo =)