Páginas

domingo, 11 de janeiro de 2009

mi compleaños nº 28

.
este post foi originalmente escrito em 07 de janeiro de 2009, mas programei para ser publicado hoje, 11 de janeiro de 2009, às 11h01, enquanto estou num ônibus fretado cheio de desconhecidos rumo a argentina em pleno dia de meu aniversário. pelos meus cálculos, neste momento devo estar num destes restaurantes de beira de estrada no paraná, comendo espetinho de frango e relembrando as dezenas de vezes que fui pra este estado nas (ótimas) férias familiares.
.
é a segunda vez que viajo a este país. na primeira (em 2004) também fui de (muitos) ônibus. de monguaguá, onde estava com a família, fui até a rodoviária do tietê (ou talvez barra funda, não importa). de lá fui até foz do iguaçú e paguei 30 reais por um táxi para atravessar a fronteira. chegando a puerto iguazu, mais um ônibus até corrientes, cidade em que perdi o último ônibus para santa fé. peguei então um ônibus pra córdoba que mais parecia um trem. gente em pé, gente vendendo gibis, linha de tricô, coisa fina. sei que depois de uns 3 dias que tinha saído de são paulo, cheguei à santa fé e esperei o josé, um missionário argentino tatuado que me acompanharia até coronda, cidade pobre e pequena onde passei 15 dias.
.
tudo isso pra dizer que agora estou a caminho de berisso, a 65 km de buenos aires, para trabalhar num projeto voluntário com o pessoal da toca do estudante, grupo de jovens cristãos de universidades como usp, mackenzie, unicamp, etc... não sei o que esperar desta viagem e estou confuso sobre a minha participação. por um lado este intercâmbio é legal, mas será que vale a pena? não por mim, pois acredito que qualquer tipo de experiência deste tipo faz bem e é sempre um ganho, mas qual o sentido de tudo isso?
---------------------------------
"O que levar? "Roupa de Briga", isto é, roupas simples para trabalho em área carente. Um saco de dormir. Disposição em servir como voluntário entre pessoas de outra cultura. Estaremos com um grupo de universitários argentinos nos ajudando." trecho do e-mail de convocação para a viagem.
---------------------------------
bom, então é isso. hoje é meu aniversário e ao contrário do ano passado, que reuni 60 pessoas em casa, agora estou neste ônibus fretado que saiu de são paulo ontem a noite lá da usp. torço pra que dê tudo certo e pra que eu consiga dar uma escapada até buenos aires, mesmo que eu tenha que ficar uns dias a mais por lá.
.
.
.
E já que as idéias
não são eternas como o mármore
mas imortais como um bosque ou um rio,
a doutrina anterior
assumiu outra forma na aurora 
e a superstição dessa hora
quando a luz como uma trepadeira
vai implicar as paredes da sombra,
persuadiu minha razão
e traçou o capricho seguinte:
Se estão alheias de substância as coisas
e se esta numerosa Buenos Aires
não é mais que um sonho
que erigem em compartilhada magia das almas,
há um instante
em que periga desmedidamente seu ser
e é o instante estremecido da aurora,
quando são poucos os que sonham o mundo
e só alguns notívagos conservam,
cinzenta e apenas esboçada,
a imagem das ruas
que definirão depois com os outros.

.
trecho de 'amanhacer', poesia de jorge luis borges no livro 'fervor de buenos aires', de 1923.
.
.
.

5 comentários:

Camila disse...

Parabens!!! E traga um alfajor para mim!!!

Eduardo Machado Santinon disse...

Parabéns e boa viagem Lucão!

Lubi disse...

A-há.
Falei com você ontem e seus cálculos estavam certos: paraná.

Um beijo, querido.
Boa viagem.

Anônimo disse...

entao...o lance da opus dei era nesse esquema aí...rs
espeo que nao tentem te coverter ou algo do genero. e boa viagem, me traga um presente.

.leticia santinon disse...

Náo foi dessa vez que nos encontramos em Bs As...náo consegui falar com vc :(