Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2008

spfw e as dez canções do chico

quer saber? não estou nem aí pro são paulo fashion week. pra mim, é mais um evento que deveria ser abolido do calendário de eventos da cidade (junto com a paradagay, marchaprajesus, etc, como já falei uma vez neste blogue). me diz, pra que serve o spfw? é tudo vazio, tudo imagem. só imagem. tendência de moda? baseado em que? em paris, london, new york? tá, é bonito ver aquela festa, deve ser divertido participar e uns colegas que trabalham lá me disseram que ganham muitos brindes bacanas. gosto de roupa, acho um barato, mas e daí? é só isso? posso estar errado, mas então alguém me explica pra que serve, ok?

não estou nervoso não, na verdade, como disse na primeira linha, não estou nem aí. por isso mudemos de assunto.

fiquei sabendo pela chris mello, no caderno 2 do estadão, que o rodrigo teixeira, um dos caras que idealizou o amores expressos está num novo projeto: chico 10 canções. é assim, ele vai distribuir 10 músicas do chico buarque pra 10 escritores (uma pra cada). com base nas composições, cada um escreve um conto, que será publicado num livro e outros meios, como internet e tal. quem vai coordenar é o ronaldo bressane e os escolhidos para escrever são:

alan pauls - ela faz cinema
andré sant´ana - brejo da cruz
cadão volpato - carioca
carola saavedra - mil perdões
joão gilberto noll - vitrines
luis fernando veríssimo - feijoada completa
mario bellatin - construção
mia couto - olhos nos olhos
rodrigo fresan - outros sonhos
xico sá - folhetim

bom, né?

por falar nisso. cadê o resultado dos amores expressos?
.
.
.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

por mórbida curiosidade

.
1 - nem tudo o que escrevo no blogue é verdade. às vezes escrevo contos, microcontos, cenas, diálogos, conversas, idéias, pensamentos, críticas. palavras baseadas ou não na minha vida. baseadas ou não nas minhas experiências particulares ou, ainda, na vida e experiências particulares de pessoas próximas a mim. pessoas que encontro no metrô, no ônibus, na igreja, no bar, na rua, no trabalho, em casa, na internet.
.
2 - nem tudo que escrevo é mentira. aliás, quase nada é mentira. nada é mentira. às vezes troco nomes. finjo que o outro sou eu. escrevo cartas pra mim mesmo e respondo. às vezes dou indiretas pra um, mas coloco o nome de outro. às vezes nem cito nomes. às vezes escrevo coisas pra alguém que esse alguém nunca vai saber quem é. e às vezes escrevo pra ninguém.
.
3 - nem tudo o que escrevo no blogue tem a ver com você. você tem um lugar dentro de mim que é só seu. às vezes nem eu sei se falo de você ou pra você. às vezes tudo é tão intrínseco, que não posso, nem quero separar. mas às vezes não tem mesmo nada a ver com você. lembre-se que a vida é dialética. é construção. é feita de relações humanas. você é uma delas. talvez a mais importante, mas não a única.
.
4 - um post é só um post. o blogue é só o blogue, mas a minha vida transcende a tudo isso. e a sua vida também.
.
5 - o que está escrito, está escrito.
.
6 - mas eu escrevo à lápis.
.
.
.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

a tia da lanchonete e meus 1500 pães de queijo

nos últimos cinco anos devo der ganho mais de mil e quinhentos pães de queijo. explico: quando comecei trabalhar nesta empresa, tomava café numa lanchonete aqui ao lado. não é o fran´s café, mas o café da fran. e como a fran tinha problema na coluna, eu a ajudava a subir as portas, aquelas pesadas de ferro, sabe? como pagamento pela minha contribuição, ela me dava um pão de queijo todo dia.

'não conte pra ninguém', ela me alertava. 'o pessoal daqui é muito folgado'.

e eu não contava mesmo. às vezes eu tinha até vergonha de passar lá, porque dava a impressão que eu só a ajudava em troca dos pães. mas ela sabia que não.

de uns tempos pra cá, meu horário mudou e quando eu passava em frente, a porta já estava aberta. mesmo assim, meu pão de queijo estava naquele negócio de vidro, como é mesmo o nome, estufa?

e ela avisava: 'corre que hoje você tá atrasado'. ou então: 'chegou cedo, caiu da cama?' e ainda: 'se prepara, porque seu chefe passou agorinha mesmo por aqui e tá com cara feia'.

era lá também que eu sabia quem tava namorando, quem tinha sido demitido, contratado, morrido, separado, tudo. e não precisava nem perguntar.


ela sempre cobrava a revista interna da empresa, que eu edito. 'e aí, essa revista agora é semestral, anual? eu preciso saber tudo o que acontece, lucas, agiliza lá meu', dizia, sem negar as raízes napolitanas.


agora não tem mais fran. o café, provavelmente vai ser vendido, já fiquei sabendo. tudo bem. algumas coisas precisam mesmo acabar para começarem outras.


e a vida é isso, não é?


nascer e morrer.


e o que você tem feito neste intervalo?
.
.
.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

você sabe o que é blog?

digam o que quiserem, a cada dia gosto mais de blogues. a mim não importam se são eles diarinhos de adolescente, jornalísticos , segmentados, comerciais, blá, não importa, eu gosto de blogues. de ler e de escrever.

gosto tanto, a ponto de me sentir ofendido quando alguém critica os blogues. não que eu chore descontroladamente por causa disso, respeito a opinião de cada um, mas odeio quando alguém diz: 'ah, que me interessa saber o que se passa na cabeça de tal pessoa?', 'que me interessa saber o que ele achou do filme?', 'que me interessa...?'.

bom, a primeira coisa que digo é: 'por que caramba então você acessou o tal blogue, se não quer saber o que tal pessoa pensa? por que não vai procurar um site, um jornal, um programa de tv?

a outra coisa que penso e pergunto é: 'por acaso você não sabe o que significa BLOG?

resumo do resumo:

BLOG vem de WEBLOG.
WEB, é rede ou teia em inglês e você deve saber que vem da WORLD WIDE WEB.
pra simplificar, é o tal do WWW.
aquelas três letrinhas que vêm antes dos endereços e você digita pra entrar num site.
SITE, a grosso modo, é uma página na internet.
INTERNET, pra não te complicar, é uma grande rede de computadores. bem grande. uma teiona.
até aqui você, querido jornalista que critica os 'blogues diarinhos', entedeu?
então vamos lá.
nem vou citar a influência das pesquisas do massachussets institute of technology nos tempos da guerra fria, pra não te confundir, ok? muito menos o centre européen de recherche nucléare.
mas então,
já sabemos bem por cima o que é WEB.
LOG é um diário de bordo (de navio ou de vôo).
então, vamos brincar de soma.
WEB + LOG = WEBLOG
REDE/TEIA + DIÁRIO DE BORDO = DIÁRIO DE BORDO NA REDE (internet)

logo, o blog é um diário de rede e cada um escreve no seu próprio diário de rede o que quiser, certo?

se você quiser escrever sobre cultura, escreva. sobre jornalismo, escreva.
e se quiser escrever o que comeu no almoço, com quem (não) ficou no fim de semana, sobre o filme que assistiu ou sobre qualquer outro assunto, ESCREVA.

você defende tanto os blogues jornalísticos (que eu gosto, sim), mas não percebe que são apenas 'mais uma versão dos fatos' ?

e que os blogues (ou blogs, como você prefere) diarinhos também?
.
.
.
obs.: não sou expert em sites/internet/blogs, mas pelo menos não saio por aí falando besteira sem saber o mínimo sobre o assunto.
.
.
.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

a semana....

essa é uma daquelas semanas que eu queria me virar em 15 lucas. ah, antes disso, deixa eu falar de dois livros que estou lendo. primeiro, um tal lucas, do cortázar. são vários contos, todos com um tal lucas. muito bom. além do nome, tem algumas coisas parecidas com este tal lucas aqui.


o outro livro é persópolis, da iraniana marjane satrapi. na verdade é um livro de quadrinhos, o que torna a leitura mais legal ainda. os desenhos são muito bem feitos e os diálogos são perfeitos. confesso que não sou muito atento à história do irã, os conflitos do regime xiita e tal, mas o livro é realmente emocionante e engraçado. daqueles livros que você não quer que terminem nunca.




mas na verdade eu ia falar que a semana vai ser corrida, né? pois é.


é nessa semana que estréia o programa de rádio que estou produzindo (quarta-feira, às 18h, na rádio mundial).


também tem o novo blogue que estou fazendo em conjunto com o pessoal da minha turma na usp (http://nagaroapaulistana.blogspot.com).


e finalmente (clap, clap, clap), nesta sexta-feira às 19h, em santos, estréia o documentário 'canção d´além mar - o fado na cidade de santos pela voz de seus protagonistas', que tem direção do meu amigo eduardo de araújo teixeira, edição da minha amiga marcela prado e algumas imagens minhas que fiz lá em lisboa. chiquedemais.


foto tosca tirada da tv (aproveitei pra dar uns palpites, lógico)

no mesmo dia e horário tem casório de um camarada. a namorada dele está grávida da sofia.


também tem duas festas juninas no mesmo dia. uma da 'gotejo' e outra que será o chá bar da minha irmã, que casa em julho. massa esse negócio de fazer chá bar. é menos feminino-machista que o chá de cozinha (sim, porque no chá de cozinha a mulher ganha coisas pra cozinhar, lavar, essas coisas...) e os noivos ganham tudo que precisam pra montar uma casa.


fora isso tem aqueles trabalhos pra revisar, a revista pra terminar, aquele texto de teatro pra escrever, a peça que ganhei convite e não vou, meodeus.


mas confesso... é assim que gosto.


aff, que post mais ego.


(ah, ok... é pra isso que existe blogue, né?)
.
.
.