Páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2008

no meio do mundo



lembra aquela aula de geografia sobre latitude e longitude? eu não me lembro muito bem porque, em vez de prestar atenção e decorar todas aquelas linhas e graus e distâncias, eu ficava me imaginando lá. eu ouvia falar da linha do equador e queria atravessar a linha. lembro também que uma vez, quando criança e passava minhas férias no paraná, adorava passar pelo trópico de capricórnio, mesmo sendo apenas uma linha imaginária...


e foi do trópico de capricórnio (e das aulas de geografia) que me lembrei quando estive no observatório real, em greenwich (londres), onde 'passa' o famoso meridiano, que marca o meio do mundo!


como não é sempre que cruzo o mundo, fiz daquele dia uma experiência marcante. peguei o mapa e, apesar de saber chegar, não perdia a oportunidade de perguntar às pessoas: 'please, how can i get in the middle of the world?' não surpreendente, os ingleses respondiam com a maior gentileza e boa vontade. (aliás, tenho tudo isso gravado em vídeo, mas ainda não sei o que faço com o material...)


cheguei ao parque e corri para o topo. depois de uma boa caminhada encontrei umas dezenas de pessoas pulando de um lado pro outro.


eles estavam viajando entre os dois lados do planeta.

e porque eu faria diferente? fui pro lado leste e oeste do mundo umas quinze vezes...


depois das brincadeiras e fotos (que não podiam faltar, lógico) sentei no meio do parque e fiquei pensando: nunca tinha estado tão longe do brasil e mesmo assim era só o meio do mundo... ainda tem a outra metade inteira pra conhecer.


e são nesses momentos que percebo o quão pequeno sou (somos) perante este universo tão grande. o quanto ainda há pra descobrir, conhecer, experimentar. o tanto de tempo que a gente perde com coisas irrelevantes. o tanto de tempo desperdiçado.


e penso que meu mundinho não é minha casa, meu bairro, minha cidade, meu país, minha família, meus amigos. há muito, muito mais por aí.
.
.
.

de um lado do mundo
.

do outro lado do mundo
.

no meio do mundo

.
.
.

5 comentários:

Anônimo disse...

O trópico é só uma linga imaginária? Tipo um amigo imaginário???

Michele Prado disse...

"mundo, mundo, vasto mundo...".

o quão pequenos somos e o quanto ainda precisamos viver, correr, pular, conhecer, fazer, etc, etc, etc...

às vezes tenho a impressão de que o mundo tá lá fora, esperando pra ser percorrido, enquanto estou aqui, "bebendo essa branca luz eletrônica"... aff, já escrevi demais. rs

adorei as fotos!

Anônimo disse...

E continunado, eu acho que as coisas imaginárias só existem para que as pessoas se sintam melhor. Divisões, amigos, deuses e etc etc...
Imagina que legal grandes faixas dividindo a terra. Seria uma imagem interessante da lua. hehehe.

[tabita] disse...

vc não sentiu vertigem de ficar pulando assim, de um lado pro outro do mundo?

Anônimo disse...

said e cima do muro menino! ops, da divisa....