Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

em paris

em londres... dia dos namorados...

mas o que tenho que falar eh sobre paris, certo? entao vamos resumir porque o tempo eh curto...


apesar de soh falar tres palavras em frances (carrefour, monamur e abajur) essa foi a viagem mais impressionante que fiz, com certeza. nao ligue se eu encher este post de palavras como `impressionante`, `bacana` e tal, porque realmente foi impressionante.


paris eh realmente incrivel, incrivel, nao soh pelos grandes museus e monumentos que transpiram cultura e historia, mas pelos detalhes das ruas, das pessoas, dos cafes, dos restaurantes, das calcadas, das placas.


isso sem falar que os principais filmes, aqueles que sao `modelo` sao franceses. nem vou citar os nomes agora, mas essa cidade parece ter uma atmosera diferente, mais cultural, sei lah.


nas linhas abaixo apenas um resumo do que aconteceu, pois nao teria como explicar. como foi em cima da hora, nao fiz um roteiro especifico, mas tinha em mente uns lugares que queria conhecer, que iam muito alem da torre eiffel, como a casa de espetaculos olympia, onde edit piaf se apresentava e o cemiterio onde estao enterradas algumas personalidades.


(obviamente, ninguem quis ir comigo nestes passeios...)


vamos ao resumao.


***
resolvi de ultima hora visitar paris.

acabei fazendo um pacote para 4 dias e 3 noites saindo na quinta-feira. estava tudo certo para ir pra amsterda (holanda), mas mudei de ideia em cima da hora e nunca vou me arrepender por isso. alias, eu nao entendo o porque da duvida! enfim, fui pra estacao de trem (st. pancras), pois ia de eurostar, aquele que passa por debaixo do atlantico...

para economizar, escolhi quarto compartilhado, entao estava meio apreensivo para saber quem ia ficar comigo. por mim podia ser qualquer um, menos adolescentes... chegando lah, encontrei uns alunos da escola onde estou... todos adolescentes...



a viagem no eurotunel foi tranquila. eh emocionante saber que voce esta embaixo do mar e de trem... duas horas depois estavamos chegando em paris.

***


quinta

chegamos lah pelas 21h e fizemos um pequeno tour noturno pela cidade e ja deu pra ver que aquilo seria o maximo. em menos de 10 minutos ja me deparei com a torre... f e n o m e n a l. seguimos para o hotel, muito bom por sinal, exceto pelo atendimendo daquele recepcionista chatao.

nessa hora o cara da agencia me deu a melhor noticia: meus companheiros de quarto tinham faltado, entao eu ia ficar sozinho, num quarto enorme, sendo que paguei para ficar com mais duas pessoas.... sortudo demais! de la seguimos para um fast food porque o metro ja estava pra fechar e fiquei zanzando pelas ruas de paris...

sexta

mais um tour, soh que agora diurno. acabei ficando amigo (pra variar) de uns brasileiros que, apesar de adolescentes, nao sao chatos, alias muito bacanas, sem aquelas frecuras tipicas da idade.
fomos para o trocadero, onde tiramos milhoes de fotos da torre... (fica a dica pra quem vai pra lah)... nessa hora, paguei minha lingua, pois sempre achei isso ridiculo (tirar foto de monumento). fomos entao ver uns pontos turisticos e a tarde seria livre.

passamos na opera house... onde mora o famoso fantasma da opera! (lembram do filme??)

entramos num acordo e decidimos ir ao arco do triunfo. jesus, o que eh aquilo? por serem menores os guris (todos do rio grande do sul) nao puderam ir ao topo do arco, entao fui com a unica nao-teenager do grupo, uma brasiliense fanatica por musicais.

meu, eu vi paris inteira lah do alto e me lembrei de varios filmes, cineastas.... realmente emocionante.

quer dizer, mais ou menos, porque tive uma leve vertigem lah no alto. passado o susto, descemos os 300 e poucos degraus e seguimos felizes e contentes pela avenida champs-elysees. a avenida eh bacana pra caramba e, depois de parar uma porcao de vezes nas lojas, principalmente de carros, roupas e livros (a primeira FNAC do mundo, por exemplo...) chegamos a place de la concorde.

esta praca eh famosa por causa da revolucao francesa, onde acontecem as grandes manifestacoes... sempre que tem greve o pessoal vai pra lah, entao falando da franca, isso acontece sempre...

pausa para comer um crepe autentico e mais caminhada.

fomos entao ao museu mais famoso do mundo... o louvre.

se por fora eh bonito, por dentro impressiona por todos os cantos. eh incrivel ! a mona lisa estah lah, mas isso eh o de menos. ah... (pra quem nao sabe ele eh a locacao principal de codigo da vinci, lembra???) precisei parar um pouco pra tentar entender que eu estava ali. sensacional. obviamente nao vi tudo por aquilo eh imenso.

de lah a primeira separacao entre mim e o grupo. todos queriam ir a um cabaret e eu nao, entao eu disse `au revoir` e fui jantar comida francesa de verdade. jantar em paris sozinho nao eh das melhores coisas, mas tudo bem. comi salmon au sauce a l`oseille... nada mais que o peixinho misturado com um pure de batata com cenoura... muito bom.

ainda nesta noite fiquei de metro em metro procurando aquela maquina de tirar foto igual no filme da amelie poulain (pra quem nao sabe, foi gravado lah tambem).
outro coisa que procurei foi o anao de jardim da amelie, mas tambem nao achei.
quando cheguei no hotel estavam todos com uma tromba porque disseram que o cabaret foi um licho! e ainda gastaram 55 euros por um showzinho de 1 hora...

ponto pro lucas.

***

sabado

acordei cedo pra aproveitar o cafe do hotel e voei para o palacio de versalhes. acho que um dos pontos mais famosos da franca. eh bonito sim, mas o que achei legal foi a casa da maria antonieta. (lembram do filme???) um pouco afastado da casa tem um pequeno monumento chamado templo do amor. bacana.

a gurizada queria ir na notre dame (lembram do filme???), mas achei que uma visita ao cemiterio de montparnasse seria mais interessante. foi o que fiz e novamente ponto pra mim, pois disseram que na torre nao tinha nada demais.

caras, eh um passeio estranho, mas visitei os tumulos da simone de beauvoir, sartre, samuel becket, julio cortazar, baudelaire... eu disse BAUDELAIRE, e outros. no fim achei que nao deveria ter ido, mas achei marcante, coisa incrivel mesmo porque a gente ouve falar e le livros destes caras, mas sei lah, estando ali... ah, deixa pra lah.

de lah tinhamos combinado de nos encontrarmos na torre eiffel, mas acabei nao subindo. se no arco eu passei mal, imaginem na torre... preferi admirar a beleza lah de baixo mesmo e foi muito bom!

nao consegui achar o grupo, mas conheci um colombiano que mora em londres e fomos visitar outros lugares que nao sao tao famosos, mas sao divertidos, como por exemplo o moulin rouge. obviamente nao entramos, mas tiramos umas fotos bacanas.

esse dia foi legal porque deu uma pane nos metros de paris, entao a gente ia pra varios lugares sem pagar nada! muito bom! (imagina se isso acontece em sao paulo!)

bom, depois fiquei andando por lah, comi baguete, crepe, mousse, soufle... (comida francesa NA franca eh a melhor coisa!)

ainda nessa noite aproveitei pra conhecer os principais cafes. fui no olympia, que era frequentado por edit piaf, godard, trufault, simone de bouvoir, sartre, marx, george orwell....

obviamente fui nuns cinemas de lah... mas nao vi nenhum filme... passei tambem no teatro de comedia francesa, que existe desde 1680. o voltaire, sabe o voltaire? entao, ele ia sempre lah.

na madrugada, voltei para o hotel e lah estavam todos com a tromba de novo porque o passeio deles foi horrivel, inclusive a subida na torre. entao eles disseram que nao iam mais se separar de mim... rsrsrs....

ai, ai...

ah, domingo perdi a hora entao soh deu tempo de tomar cafe e correr pra estacao pra pegar o trem de volta, as 13h...

bom, agora um resumo do resumo soh pra eu lembrar depois os lugares que fui e nao citei aih em cima...

torre eiffel
arco do trinfo
sorbonne (universidade de paris)
rua champs elisee
praca da concordia
museu louvre
museu rodin
praca luxemburgo
boulevard madeleine (dos cafes)
opera house
belleville (lembram do filme???)
moulin rouge
pinacoteca francesa
saint germain
cemiterio montparnasse
trocadero

tem outras coisas, mas o que pode ser dito eh isso, o resto soh na memoria.... e nessas fotos...
.



no arco do trinfo
.
na torre eiffel
.no louvre
..
.
essa foi minha trip em paris, vejam mais fotos aqui.
.
.
.

10 comentários:

.leticia santinon disse...

Agora fiquei com mais vontade ainda de conhecer Paris.

Um dia ainda vou morar na França, nem que seja por uns meses.

Acho que o passeio mais legal foi o do cemitério...adoro cemitérios, vou nos daqui de SP, imagine se fosse em Paris. Ver o túmulo de todos esses escritores deve ser impressionante.

Você assistiu ao Paris, te amo! ?
É legal, e o último curta que passa é sobre uma mulher de meia-idade que passeia sozinha pela cidade, ele tb vai ao cemitério. é um dos curtas mais bonitos, se ainda não assistiu, quando voltar, alugue.

Anônimo disse...

parece que estou ouvindo vc falar, gosto muito. Um dia escrevo assim....
Lucas vc ta muito chic..rs, mas continua meu amigo...

ah! quando passou pela champs-elysees lembrou da facul?


abraço
CARLINHOS

Rafah Moreira disse...

muito legal.
adoro tudo isso... ares românticos!

estou programando minha
lista de bloggers, posso lhe add?

oteeemo dia

Rafa.

Anônimo disse...

Estou lendo. Gostando de tudo. Abço. Depois comento, demoradamente.

Edu

menina da lua* disse...

Aaaaaaaaahhhh

Aaaaaaaaaaaaaaahhh

Aaaaaaaaaaaaahhhhhhh

Meu irmão viu o túmulo de Sartre!!!!
uooooooooooouuuu!!!

Vc é lindo! hehe.

Poxa, vc nem citou no post que assim que chegou em Paris se lembrou de mim...

Adoro Paris...
Idaí que nunca fui?!, gosto mesmo assim.
Daqui 4 anos eu vou pra lá com meu marido... se Deus quiser, e Ele há de querer!

Tchau feioso.

menina da lua* disse...

Aaaaaaaaahhhh

Aaaaaaaaaaaaaaahhh

Aaaaaaaaaaaaahhhhhhh

Meu irmão viu o túmulo de Sartre!!!!
uooooooooooouuuu!!!

Vc é lindo! hehe.

Poxa, vc nem citou no post que assim que chegou em Paris se lembrou de mim...

Adoro Paris...
Idaí que nunca fui?!, gosto mesmo assim.
Daqui 4 anos eu vou pra lá com meu marido... se Deus quiser, e Ele há de querer!

Tchau feioso.

Anônimo disse...

ahhhh....te gosto azul!
=oD

e quem eh essa pessoa segurando a sua mao enquanto tenta se equilibrar no louvre?

Anônimo disse...

Beleza Lucas eu sou irmão da Letícia e eu leio seu blog também, ele é legal, tem um amigo meu que viajou ano passado pra europa e disse que Paris é animal mesmo, aproveita bastante sua viagem e fica com Deus.
Obs: Eu nunca fui visitar a Praça da Concórdia mas pego onibus pra ir pro serviço toda vez no Largo da Concórdia que fica no Brás, já conheceu lá ?

.lucas guedes disse...

fala povo!!!

entao, muito bom paris, sem palavras, lembrei de todos vcs lah... ahaha....

bom, du, ja passei pelo largo da concordia do bras sim, mas prefiro essa aqui... ehehe...

abraco pra todos.

Anônimo disse...

Nunca tinha me ocorrido que carrefour é francês.

Uaau! Da próxima vez que for faezr compras vou me sentir em Paris.