Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2005

Qual é a MÚSICA ?


Música: Arte e ciência de combinar sons de modo agradável aos ouvidos

Popular: Do, ou próprio do povo; feito para o povo

Brasileira: De, ou pertencente ou relativo ao Brasil

POVO: Conjunto de indivíduos que falam a mesma língua; têm costumes e hábitos idênticos, afinidade de interesses, uma história de tradições comuns.

Se eu entendi bem, Música Popular Brasileira, mais conhecida como MPB é a arte e ciência de combinar sons pertencentes ou relativos ao Brasil, que seja do próprio povo ou feito para o povo brasileiro. Beleza, temos o conceito. Mas, qual é a MPB? Quem pertence a este estilo musical? O primeiro nome que vem a mente é o de Caetano Veloso. Depois vem Gilberto (ministro) Gil, Gal, Tom Jobim ... Por que? Por que não me lembro do Fundo de Quintal, do Edvaldo Santana, Trem da Alegria, Kelly Key... Ops! Também não vamos exagerar, né? Mas se você se ater a definição de MPB, verá que tudo isso é MPB. Eles cantam músicas, populares e brasileiras. Agora, se tem qualidade ou não é outro esquema. Se agrada aos ouvidos de todos é outro esquema. Talvez, a definição mais difícil seja a do POVO. Quem é o povo? O que o povo gosta de ouvir? Qual é a verdadeira música popular brasileira? Penso que a MPB não existe, porque não existe um povo. Somos vários povos. O que existe é música. E ritmos. Samba, rock, eletrônico, mandacarú, baião, forró, reggae... Não importa. Acho que me perdi no que queria dizer porque o lance é bem confuso mesmo, pelo menos pra mim. Porque não toca Inezita Barroso na NOVA BRASIL FM?. Ou Claudinho e Buchecha? Mas toca música de ambos interpretadas por outras pessoas, classificadas como "música brasileira de qualidade". Gosto da NOVA, mas ainda bem (ou não) que tem várias rádios e não precisamos depender de uma para ouvir música brasileira. Ainda bem que tem alguns programas na TV Cultura que apoiam a música brasileira. (Quase) nada contra as estrangeiras, mas prefiro a arte e ciência de combinar sons de modo agradável aos meus ouvidos que são próprias de um conjunto de indivíduos que falam a minha língua: A LÍNGUA BRASILEIRA.



11 comentários:

Anônimo disse...

Olá meu querido menino.. Vc.falou tudo e disse tudo. Eu adoro ouvir música que tem um tema, que seja suave , nada daquela que faz tuf..tuf.tuf.Menino lindo domingo irei te apresentar para todos da cdb..Beijinhos fadais.

18/08/2005 07:27

Anônimo disse...

Olá Lucas, cara... me desculpe o termo, vc é rasgado... definindo rasgado: alguém muito louco, inteligente, que surpreende, etc... concordo cm vc, acho q não existe uma MPB de fato, e sim uma música do POVO, tive que reler esse seu texto novamente para que eu pudesse me situar um pouco... é que sou loiro, e demoro um pouco para entender as coisas... um abraço

18/08/2005 07:43

Anônimo disse...

Eu acho que a MPB está no mesmo nível que o saci perere e a mula sem cabeça.Explico:talvez não existam,são brasileiros, mas sofreram grande influencia estrageira, logo, não são genuinamente nacionais.No que diz respeito a qualidade,cheguei a conclusão que até isto é relativo.O que considero maravilhoso para outros é um tédio.abraços

18/08/2005 21:49

Anônimo disse...

Olá...bom dia! Bem, ñ precisei tomar o suquinho de maracujá nao..rs mas qto ao ouvir musica, eu adoro...ah como é bom. E vc falou algo importante, é dificil mesmo a convivencia em comunidade. E eu estou relaxada, nda contra o amigo, só quiz fazer o meu argumento na boa. Legal seu post gostei. Um grande abraço e seja bem vindo! Até a proxima condussão..rs Um G abraço Claudia

18/08/2005 23:57

Anônimo disse...

Olá Lucas, eu sou da CDB vim te desejar boas vindas. Quanto a MPB, mesmo sabendo que é musica popular brasileira nunca entendi que tipo de musica é caracterisca da MPB de tempos atuais. Também adoro musicas que falam minha lingua, quando sei o que estou cantando sinto mais prazer e emoção ao escutar a musica! Beijos e bom domingo pra vc.

21/08/2005 15:41

Anônimo disse...

Oi! Seja bem vindo a CDB!!!Concordo com vc Lucas. O povo tem que dar valor a música brasileira e não a estrangeira. Fique com Deus e um bju no seu coração...


21/08/2005 21:23

Anônimo disse...

Oi, vim conhecer seu blog e desejar um maravilhoso domingo p/ti! E concordo com o lance da música: hj a maioria só dá valor ao que é de fora, esquecem q temos pérolas na nossa música tbm! BYE!

22/08/2005 05:04

Anônimo disse...

Esse negócio de MPB é mesmo uma salada... como diria Elis, "...nossos ídolos ainda são os mesmos..." Pelo menos pra quem pensa e exerce o pensamento crítico nesse país, ouvir Caetano, Chico, Gil, Lenine soa de maneira natural. Eu por exemplo, não ouço mais rádio e raras vezes assisto a algum canal aberto. Já é um caminho.

23/08/2005 04:29

Anônimo disse...

Boa noite rapaz, td certo?? É a primeira vez que passo aqui... mas gostei bastante do blog. Eh, realmente o que eh MBP eu naum sei... mas a musica brasileira eh tudo de bom...rsrs, djavan, caetano, eliz, cazuza, entre muitos outros... eh isso ai, to passando soh pra deixar um abraço mesmo e ateh mais... =]

23/08/2005 11:23

Anônimo disse...

prá mim, já começa que (grosso modo) o brasil é uma abstração, um pedação de terra que os europeus invadiram e chamaram de 'país'. as fronteiras não existem, nós é que dizemos (e ainda acreditamos!) que elas existem. acho que tivemos algo de aproveitável qdo os negros e negras que sobreviveram às viagens dos navios negreiros, aos maus-tratos e torturas, estupros dos senhores brancos etc., se juntaram para batucar, dançar e cantar a saudade da África e o sonho da liberdade. o samba foi (e é ainda, apesar de comprado pelo capital) um elemento de resistência e identidade de um povo, ou melhor, de vários povos, trazidos da áfrica para cá... aí vem a pergunta que não quer calar: o que será mesmo isso que chamamos de 'povo brasileiro'? bjs.

27/08/2005 09:20

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom